PAVIMENTO AMORTECEDOR CONTÍNUO EM BORRACHA
CAMADA SBR:
Camada inferior amortecedora de impacto em SBR, com a espessura necessária para o amortecimento de impacto, de acordo com a imagem abaixo.
A camada amortecedora SBR é constituída por uma mistura de 92% de granulado preto de borracha com 2,5-4,0 mm, limpo de impurezas, e de 8% de ligante à base em isocianatos e poliós, de aparência líquida transparente e de fraco odor, puro, isento de solventes, sem sólidos de suspensão e não inflamável. Temperatura aconselhada para aplicação entre 15-25ºC.
CAMADA EPDM TPV:
Camada de acabamento, decorativa, em EPDM com 10mm, em diversas cores. A camada EPDM é constituída por uma mistura de grânulos coloridos de borracha TPV INPLAY, e de ligante à base em isocianatos e poliós, de aparência líquida transparente e de fraco odor, puro, isento de solventes, sem sólidos de suspensão e não inflamável. Temperatura aconselhada para aplicação entre 15-25ºC.
O grânulo TPV foi desenvolvido pela Rosehill Polymers, especialista líder em tecnologia de polímeros aplicados, utilizando um dos mais avançados e inovadores polímeros de base de elastómero termoplástico em níveis relativamente altos de forma a conferir uma resistência e estabilidade UV muito superior aos grânulos de borracha coloridos EPDM. Não só a cor dura mais tempo, mas também os grânulos não endurecem com o tempo, pois o material é reticulado usando peróxido, o que também oferece excelente estabilidade do material em comparação aos grânulos curados com enxofre. Nos casos do uso de grânulos de quaisquer tonalidades de azul, cinzento, laranja e verdes marinhos deverá ser usado um ligante alifático especial de um componente, de poliuretano prepolimérico livre de solventes com densidade de 1,05gr/cm3 e viscosidade 5000 mPas até 23ºC, e de elevada estabilidade de cor quando exposto à luz UV.
CORES DISPONÍVEIS:
A camada decorativa EPDM pode ser aplicada sem a camada de amortecimento de impacto apenas com intuito estético. Utilizando a vasta gama de cores disponível é possível elaborar pavimentos com desenhos e jogos variados, adicionando valor lúdico aos espaços de jogo e recreio.
Creme RH31
Laranja RH50
Roxo RH21
Azul-Turquesa RH26
Castanho Escuro RH33
Bege RH30
Vermelho RH01
Azul RH20
Verde Escuro RH12
Castanho RH32
Cinza RH61
Amarelo Vivo RH41
Vermelho Vivo RH02
Azul Vivo RH22
Verde RH10
Preto RH70
Cinza Pálido RH65
Mostarda RH40
Rosa Choque RH90
Azul Azure RH23
Verde Vivo RH11
Cinzento Escuro RH60
• Todos os locais de recreio e desporto;
• Todos os locais onde seja necessário reduzir o risco de acidentes assegurando uma maior e melhor segurança em alternativa aos pavimentos tradicionais;
• Em campos de jogos, por baixo de equipamentos de ginástica, em ginásios, campos de futebol, recreios escolares, parques infantis interiores e exteriores, na saída dos escorregas, por baixo de baloiços e balancés;
• Para aplicação em varandas, terraços ou pátios;
• Para caminhos em campos de golf ou na envolvente de campos de jogos;
• Para cobrir elementos escultóricos, como superfície meramente decorativa.
PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA A APLICAÇÃO DE PAVIMENTO AMORTECEDOR CONTÍNUO:
1ª Situação: No caso do terreno se apresentar em terra, areia ou outro material que não apresente uma base sólida para o assentamento do pavimento sintético contínuo deve proceder-se à execução de uma caixa com cerca de 30cm de altura e colocação de guia de lancil em toda a área, espessura do pavimento a colocar, de modo a que o lancil e o pavimento terminem à mesma cota.
Esta caixa será depois preenchida com uma camada de brita n.º 2 e outra camada de betonilha com um mínimo de 7cm de espessura (ter em atenção que se deverá deixar disponível a altura equivalente à espessura do pavimento sintético a utilizar).
Deverá ser executada uma pendente de 2% para fazer o escoamento das águas.
2ª Situação: No caso do terreno apresentar uma base sólida (exemplo: calçada, ladrilho, cimento, betão, tijoleira, etc.) o pavimento sintético contínuo pode ser aplicado directamente sobre o terreno.